Um trader de bitcoin australiano conhecido por Allan Flynn, entrou com uma ação judicial contra dois dos maiores bancos comerciais do país, acusando-os de discriminação sistemática quando fecharam suas contas em curto prazo.
Allan Flynn está exigindo uma compensação de AU $ 250.000 ($ 193.000) dos bancos ANZ e Westpac pelo fechamento de suas contas imediatamente após terem sido abertas, informou o Australian Financial Review em 18 de janeiro.
Flynn, que opera uma bolsa de bitcoin registrada ( BTC ), iniciou processos contra os dois bancos no Tribunal Civil e Administrativo do ACT. O Trader alega ter sido vítima de discriminação ilegal, com nada menos que 20 bancos encerrando suas contas nos últimos três anos.
Ele lamentou:
Como posso dirigir um negócio legal se não consigo uma conta bancária? Não estou sozinho ou o primeiro. Eu sei de pelo menos um outro trader que teve contas fechadas mais de 60 vezes.
A bolsa de Flynn está registrada no Australian Transaction Reports and Analysis Center (AUSTRAC), ele diz, e ajudou a facilitar as negociações BTC para cerca de 450 clientes.
Westpac teria dito a Flynn que sua conta foi encerrada porque ele estava “sob investigação por fraude de criptomoeda”. O ANZ disse que não oferece serviços bancários para criptomoedas, emissores ou bolsas. De acordo com o relatório, o trader australiano afirmou que um funcionário do ANZ informou a outros bancos e seus clientes que ele estava envolvido em fraude.
Os operadores de exchanges têm dificuldade em abrir e manter contas em instituições bancárias tradicionais. No início deste mês, o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile decidiu que Banco Itaú e o Banco Estado, dois grandes bancos do país, devem reabrir as contas correntes da criptomoeda Buda.
As contas foram encerradas em 2018 depois de estarem injustamente implicadas em um golpe executado pelo Terra Finance.
LEIA TAMBÉM: