Brad Smith, presidente da Microsoft, apoiou os reguladores no sentido de não darem espaço às instituições privadas que pretendam criar dinheiro digital. Segundo o presidente, os governos são as únicas autoridades a emitir dinheiro digital, porque são os únicos responsáveis perante o público e sempre têm o interesse público em relação à oferta de moeda.
Na conferência, organizada pelo Bank for International Settlements, Brad Smith disse:
Não sou um grande fã de encorajar, pedir ou querer que participemos da emissão de moeda. Acho que o mundo tem sido melhor servido por um movimento ao longo dos séculos para colocar isso nas mãos dos governos.
Há alguns gigantes tecnológicos já bastante envolvidos na missão de criar um criptoactivo. Dentre estes está o Facebook com o projecto Diem.
Embora os reguladores permaneçam cépticos sobre o Diem e à ideia da stablecoin de emissão privada, o projecto está adoptar novas abordagens para lançar o seu criptoactivo.
A equipa responsável pelo Diem está a preparar-se para lançar uma stablecoin neste ano. O objectivo é, segundo os responsáveis, criar uma moeda global simples e com uma infrae-strutura financeira que capacite bilhões de pessoas.
O projecto também prevê obter uma licença por meio da Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço (Finma).
Segundo Christian Catalini, co-criador do projecto Diem, o criptoactivo poderá apoiar uma transição para CBDCs e poderá ter uma cooperação estreita com os bancos de custódia globais.
Mas, o presidente da Microsoft deixou bastante clara a oposição da empresa em relação aos projectos como o Diem do Facebook. Brad Smith disse:
Não somos um banco e não queremos nos tornar um banco, e não queremos competir com nossos clientes que são bancos.
Brad Smith não é o único executivo da Microsoft a exprimir-se nestesentido. Muito antes, o fundador da empresa, Bill Gates, disse que “não vendia Bitcoin” e que tinha uma visão neutra sobre o criptoactivo.
Após os comentário, Bill Gates também admitiu que não estava “optimista” com o Bitcoin na época e que a sua opinião pessimista se devia ao alto consumo de energia do Bitcoin.
LEIA TAMBÉM
Elon Musk Anuncia: “Agora Você Pode Comprar um Tesla com bitcoin”