O Presidente do El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado último que pretende apresentar uma aprovação legislativa que, se for aprovada, tornará o Bitcoin uma moeda de curso legal no seu país.
O anúncio foi feito durante a conferência Internacional Bitcoin2021, na qual o Presidente apareceu num vídeo anunciando a novidade, surpreendendo tudo e todos.
Sobre a iniciativa, Nayib Bukele disse:
Esperamos que esta decisão seja apenas o começo para criar um espaço onde alguns dos principais inovadores possam reimaginar o futuro das finanças, ajudando potencialmente bilhões em todo o mundo.
Bitcoin ajuda a proteger as economias em desenvolvimento
O governo salvadorenho está a contar com a parceria da startup de Bitcoin, Strike, para levar a diante esta iniciativa.
Para o fundador e CEO da Strike, Jack Mallers, o ponto transformador nisto tudo consiste no facto do Bitcoin ser tanto o maior activo de reserva já criado quanto uma grande rede monetária.
Mais do que inovar, o Bitcoin, segundo Jack Mallers, ajuda as moedas menos fortes a protegerem-se das tempestades dos mercados.
Jack Mallers disse:
O Bitcoin ajuda as economias em desenvolvimento a protegerem-se de choques de inflação das moedas fiduciárias.
O partido político de Nayib Bukele, o New Ideas, passou a controlar a legislatura unicameral do país latino-americano após as últimas eleições, portanto é muito provável que a proposta do actual presidente seja aprovada.
Nayib Bukele assumiu os destinos do país em 2019, sob o compromisso de combater a corrupção e a violência endêmica em El Salvador.
Desde então, o Presidente tem vindo a concentrar altos índices de aprovação, sobretudo em acções contra a velha guarda política do país latino-americano.
LEIA TAMBÉM
Hospital dos EUA Aceita Pagamentos em Bitcoin Para Testes da COVID-19
Elon Musk é Um Narcisista e Desumano, Afirma o Grupo Anonymous