O governo do Irã autorizou que se volta-se a minerar Bitcoin após ter proibido a actividade durante 4 meses por alegadamente esta ser o motivo principal da falha de energia eléctrica em todo país.
Em 22 maio, o ex-presidente do Irã, Hassan Rouhani, anunciou que a actividade de minerar estaria suspensa por quatro meses. Na altura, os mineiros de Bitcoin foram culpabilizados pelos cortes de energia em Teerã e em outras cidades do Irã.
No entanto, conforme relata um meio local, a falha de energia no Irã deve-se a diversos outros factores e não apenas à mineração de Bitcoin.
Em junho, por exemplo, o país experimentou uma nova escassez de eletricidade. Por um lado, pelo aumento da temperaturas e, por outro, pelos aparelhos de ar condicionado foram ligados.
Há especulações de que haja novamente escassez de eletricidade é esperada no inverno, uma vez que o Irã têm uma escassez crônica de energia devido principalmente à falta de investimentos no sector.
Além disso, grande parte das barragens no país estão com pouco abastecimento de água. Portanto, é bem provável que o país registe uma falha de energia maior, considerando que é a água o principal motor das barragens.
Apesar da actividade de mineração ter estado proíbida por muito tempo, alguns mineradores continuaram a exercer a actividade. A mídia local relatou que recentemente foran apreendidas pelo governo do Irã vários dispositivos.
LEIA TAMBÉM
El Salvador Aproveita Vulcão Para Minerar Bitcoin
Irã: Polícia Apreende 7.000 Máquinas de Mineração Ilegal de Bitcoin