A semana de 12 a 17 de Junho foi marcada por eventos importantes no mundo das criptomoedas e na desvalorização do kwanza. Em destaque, o kwanza Angolano que é a Moeda Com Pior Desempenho de África em 2023, perdendo 30% em apenas 1 mês e mais da metade em apenas 1 ano. Por outro lado temos o Quénia e Egito abandonando o dólar americano nas transações internacionais e fazendo pedido para entrar na Aliança BRICS. E a BlackRock, maior gestora de fundos do mundo a submeter pedido de ETF de bitcoin.

Kwanza Angolano é a Moeda Com Pior Desempenho de África em 2023

O kwanza angolano é a moeda mais fraca de África contra o dólar até agora este ano, após uma queda de 21% no mês passado, com analistas apontando os baixos preços do petróleo e um aumento nos pagamentos de dívidas como as possíveis causas da desvalorização, o que forçou o banco central a parar de sustentá-lo.

A Desvalorização do Kwanza Angolano: Uma Queda de 22% em Um Mês e Perda de Quase Metade do Seu Valor em Um Ano

O kwanza angolano, tem enfrentado uma desvalorização dramática nos últimos tempos. No espaço de um mês, entre 13 de maio e 12 de junho de 2023, a moeda caiu de 525 AOA por cada dólar para 643 AOA, uma queda impressionante de 22%. Mas a situação é ainda mais grave quando se considera o panorama do último ano: a moeda perdeu quase metade do seu valor, tendo caído de 435 AOA por dólar em junho de 2022 para 643 AOA em junho de 2023, uma depreciação de 47,70%.

A Desvalorização do Kwanza e o Papel Potencial das Criptomoedas

O kwanza Angolano tem lutado em 2023, emergindo como a moeda mais fraca da África em relação ao dólar até o momento. Nos últimos meses, o kwanza sofreu uma queda acentuada de quase 30%, com a moeda sendo negociada a 691 AOA por dólar dos EUA no dia 15 de Junho de 2023, abaixo dos 506,00 em Maio. Tal volatilidade tem suas raízes em uma variedade de fatores económicos, incluindo baixos preços do petróleo e um aumento no fardo da dívida do país. Nesse cenário surgem as criptomoedas, que podem ser usadas como escudo na desvalorização do kwanza.

BRICS: Quénia Pode Ser o Próximo País Africano a Entrar na Aliança

O Presidente do Quénia, William Ruto, fez um discurso apelando aos países africanos para abandonarem o dólar americano no comércio internacional. O discurso foi recebido com aplausos dos legisladores, enquanto o país procura juntar-se aos BRICS e aceitar a nova moeda. Ruto mencionou que o Quénia “não tem motivo” para pagar com dólares americanos pelo comércio entre nações africanas. Ele enfatizou que a sua moeda local, o xelim queniano, deve ser a moeda preferida para transações transfronteiriças.

BRICS: Egito Submete Oficialmente Pedido Para Entrar na Aliança

O Embaixador russo no Cairo, Georgy Borisenko, confirmou que o Egito submeteu seu pedido de adesão ao bloco dos BRICS. Além disso, Georgy afirmou que o interesse do Egito está principalmente nos esforços da aliança para estabelecer o comércio em “moedas nacionais ou uma nova moeda comum”.

BlackRock: Maior Gestora de Ativos do Mundo Submete Pedido de ETF de Bitcoin à SEC

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo submeteu na quinta-feira para o pedido de ETF de bitcoin à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), reportou a Bloomberg. O ETF terá o nome de  iShares Bitcoin Trust e contará com a Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos EUA, como custodiante. O mesmo, se lançado, será negociado na Nasdaq.


Conteúdos Educativos:

O Que é Wrapped Bitcoin?- Bitcoin na Rede Ethereum
Que Áreas Posso Usar o ChatGPT? Casos de Uso da IA
Qual é a Diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual?
Conheça o Stepn – o Aplicativo de Exercício Que Paga em Criptomoedas
O Que é Sui? Tudo Sobre a Nova Competidora da Solana

Faça o Nosso curso de Criptomoedas Bitcoin 101

Bitcoin 101 é composto por 6 Módulos:

Módulo 1 – Introdução as criptomoedas;

Módulo 2 – Introdução a Blockchain;

Módulo 3 – Blockchain em África;

Módulo 4 – Bitcoin 101;

Módulo 5 – Como ganhar dinheiro com criptomoedas;

Módulo 6 – Como comprar e armazenas criptomoedas com segurança.

Entre em contato como nosso suporte do WhatsApp para adquirir o curso e fazer parte da nossa fraternidade: https://wa.me/message/4PGPXIDWX4QZD1


Acompanhe o Podcast da semana:

Desvalorização do Kwanza, Quénia e Egito no BRICS, BlackRock | Bitcoin Angola Podcast – Episódio 99

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version