Riad se mantém firme nos limites de produção de petróleo
A Arábia Saudita disse na quinta-feira que manterá a produção de petróleo quase um milhão de barris por dia abaixo de sua cota por mais um mês, de acordo com um comunicado do Ministério da Energia saudita relatado pela agência estatal de notícias Saudita.
A restrição voluntária de oferta, que começou em julho junto com o corte de 300.000 barris por dia da Rússia, visa sustentar os preços do petróleo em meio a preocupações com a desaceleração do crescimento econômico. Mas decisões anteriores como esta frustraram as autoridades dos EUA, que exortaram os produtores a aumentar a produção para reduzir os custos de combustível.
BREAKING: Saudi Arabia has extended its 1-million barrel oil cut to Sept
Oil is up 2% on the day as it continues its uptrend from June 2023
— Bravos Research (@bravosresearch) August 3, 2023
Quando a Opep+ revelou pela primeira vez planos em abril para cortar dois milhões de barris diários, incluindo um milhão a menos de Riad, a Casa Branca disse na época que a medida não era aconselhável. Embora os preços do petróleo tenham caído desde então, os preços na bomba nos EUA atingiram recentemente as máximas de nove meses.
Oil prices have moved higher in response to the announcement from Saudi Arabia that it will maintain its voluntary (1 mbd) cut through September and that this could be both "extended" and "deepened."#economy #econtwitter #oil #SaudiArabia
— Mohamed A. El-Erian (@elerianm) August 3, 2023
Outras restrições da OPEP + provavelmente frustrarão os funcionários de Biden focados em domar a inflação. Falando com a CNN Business, o vice-presidente de futuros de energia da Mizuho Securities, Robert Yawger, disse à redação da CNN que a Rússia e a Arábia Saudita dependem dos altos preços do petróleo.
“Isso vai contra o esforço dos EUA para domar a inflação”, observou Yawger à CNN.
Os preços da gasolina nos Estados Unidos estão em uma média de $ 3,869 por galão de gasolina e na semana passada a média foi de cerca de $ 3,711 por galão. No verão passado, em junho de 2022, o preço nas bombas nos EUA atingiu uma alta média histórica de US$ 5,02 por galão .
“$ 4 é o máximo na areia”, disse Yawger à publicação de notícias. “Depois de chegar a $ 4, você obtém a destruição da demanda. Isso mata a galinha dos ovos de ouro”, acrescentou o executivo da Mizuho Securities. Alguns analistas estão atribuindo os altos preços do gás nos EUA ao “calor extremo e às ondas de calor”.
Em junho de 2023, o ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, defendeu os cortes voluntários na produção de petróleo.
Falando com Dan Murphy da CNBC, Abdulaziz disse : “Foi apenas nossa sensibilidade, se você pode chamá-lo, que o ambiente não estava permitindo que a confiança existisse o suficiente. Portanto, tomar uma medida de precaução tende a colocá-lo no lado seguro. E faz parte do ritmo típico que instalamos na OPEP, que é ser proativo, ser preventivo. Essa ferramenta está conosco. Isso não significa que temos certeza de que as coisas vão dar errado, para a esquerda ou para a direita.”
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: BRICS: África do Sul Convida Todos Países Africanos Para a Reunião da Aliança em Agosto
Leia também: BRICS: Warren Buffet Prevê o Futuro do Dólar Americano