A empresa de gestão de ativos de investimento Valkyrie teve sua decisão de aplicação do Exchange Traded Fund (ETF) Bitcoin (BTC) adiada pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Em registros separados, BlackRock, Invesco e Bitwise também receberam a mesma notícia. O regulador afirma estar instaurando procedimentos adicionais para decidir se suas aplicações de ETF devem ser aprovadas ou não.
Em seu pedido à Valkyrie , a SEC disse que “a instituição de um processo é apropriada neste momento, tendo em vista as questões jurídicas e políticas levantadas pela mudança de regra proposta”, acrescentando que isso não indica que a Comissão tenha chegado a qualquer conclusão em relação a qualquer uma das questões envolvidas.
SEC adia decisão para sete aplicações de ETF
Até agora, Valkyrie já oferece um ETF Bitcoin Strategy e um ETF Bitcoin Miners. Ele reaplicou um ETF BTC à vista junto à SEC em junho. O plano era listar as ações do Valkyrie Bitcoin Fund na bolsa Nasdaq sob o ticker BRRR. Notavelmente, o ETF proposto manterá o BTC como um reflexo do desempenho da Taxa de Referência Bitcoin CME CF, Variante de Nova York.
No entanto, no início de setembro, a SEC adiou sua decisão sobre o pedido de Valkyrie para ETF BTC à vista . Isso também incluiu BlackRock, Fidelity, WisdomTree, Invesco, VanEck e Bitwise. O prazo foi estendido até meados de outubro, tornando 16 a 19 de outubro o segundo prazo.
A opinião dos comentaristas é solicitada
Agora, a última decisão de adiamento ocorre duas semanas antes do segundo prazo. Também surge na sequência da suposta paralisação do governo dos EUA, marcada para 1 de Outubro. O regulador está pedindo a opinião do público sobre a candidatura da Valquíria.
“Qual é a opinião geral dos comentadores sobre se a proposta da Bolsa se destina a prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras?” escreveu. “Quais são as opiniões dos comentaristas em geral com relação à liquidez e transparência dos mercados de bitcoin e à suscetibilidade dos mercados de bitcoin à manipulação?” afirmou o arquivamento de quinta-feira.
A decisão ARK 21Shares da SEC chega em 2024
Da mesma forma, a ARK Investment Management e a 21Shares foram igualmente solicitadas pela SEC a esperar até o próximo ano pela decisão sobre seu pedido conjunto de ETF Bitcoin, citando que precisa de mais tempo para considerar a mudança de regra. A decisão da SEC para o ETF ARK 21Shares Bitcoin deveria ser vencida até 11 de novembro.
Digno de nota é que o regulador dos EUA rejeitou o pedido da ARK 21Shares duas vezes consecutivas. Ainda não está claro se esta seria mais uma rejeição.
Leia também: O que é Dinheiro Fiduciário? – História, Vantagens e Desvantagens da Moeda Fiat
Leia também: O que é Hiperinflação e Como o Fenómeno Acontece? – Guia Completo